Salva-Vidas de Ilhéus alerta para pontos perigosos no litoral da cidade

Neste período litoral fica perigoso
Arquivo JBO

Com a alta estação e a presença crescente de banhistas no litoral de Ilhéus, o Corpo de Salva-Vidas da Prefeitura Municipal alerta para que evitem tomar banho de mar em pontos considerados perigosos, assim como redobrar a atenção em outros locais. Segundo o gerente do serviço, Alexandre Mendonça, apesar da presença de profissionais de resgate em toda a faixa de areia, recomenda-se cuidado no trecho entre a Praia do Vietnã, próximo ao Hotel Opaba, e a Cabana Palmito, na praia do Sul, além da praia localizada no Cai N’água, em Olivença; e na região das cabanas Iemanjá e Cabeça, próxima ao bairro São Domingos, na zona norte. Nestes locais, tem havido formação de buracos na areia.

 De acordo com Mendonça, o surgimento desses buracos já fez uma vítima de afogamento na praia de Olivença, no último fim de semana. Ele lembra que, mesmo com todo o efetivo de profissionais em campo, é imprescindível a cautela dos banhistas. “Temos, em campo hoje, 76 profissionais especializados em salvamento, distribuídos em 32 postos avançados que cobrem da Praia de Mamoam, no norte, até Águas de Olivença, no sul, mas contamos com a colaboração dos banhistas, principalmente turistas, para evitar acidentes no mar”, ressalta Alexandre Mendonça.

 Segundo o chefe do Salvavidas, os profissionais trabalham diariamente, das 9 às 17 horas, portando kits com suprimentos de primeiros socorros, óculos, bóias, binóculos e pranchões (estes dois últimos já em fase de entrega aos salva-vidas). Para reforçar o trabalho de conscientização dos banhistas, a Prefeitura confeccionou 10 mil panfletos informativos com dicas para um lazer seguro, além de instalar placas pela faixa de areia do Município.

Outros Pontos Perigosos – Segundo Alexandre Mendonça, o banhista precisa redobrar a atenção em outros pontos também considerados perigosos e onde foram registrados afogamentos desde o início da Operação Verão, há dez dias. São eles: Praia do Cristo, na região central da cidade e, por isso, de mais fácil acesso; na Praia da Sirihyba e dos Milagres, no litoral sul.

 Resgate e Primeiros Socorros -  Mendonça informa ainda que o Corpo de Salva-Vidas de Ilhéus concluiu o Curso de Resgate Aquático e Primeiros Socorros, realizado e conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em novembro, com carga de oito horas. A iniciativa contou com a experiência de profissionais da própria Sesau, do Corpo de Bombeiros e do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)